ARTIGOS

O NASCIMENTO DOS DENTINHOS

baby-772441_1920Hoje nossa conversa é sobre os dentinhos do seu bebê. Você sabia que os dentes já começam a ser formados quando eles ainda estão dentro da barriga? Isso mesmo, apesar de só serem vistos após 6 meses de idade, eles já estão lá. Por isso é tão importante fazer  o pré- natal odontológico para que antes do dente nascer você já esteja preparada pra cuidar deles,e saber da formação desses dentinhos,  mas isso já é assunto pra um outro dia de conversa…

Essa primeira dentição recebe vários nomes: dentição decídua, dentição de leite,  primeira dentição, dentição temporária e apresenta 20 dentes no total, 10 em cima e 10 embaixo. Eles serão muito importantes para a mastigação, desenvolvimento da fala do bebê e  para manter o espaço do dente permanente.

Os primeiros dentinhos do bebê, com gestação completa, nascem, em média, aos seis meses de idade e esse processo acontece  até os 30 meses aproximadamente, mas não se preocupe caso aos três meses o seu bebê já tenha lindos dentinhos na boca. Na verdade uma variação é aceitável e normal, tanto pra mais quanto pra menos. Devemos nos preocupar quando essa diferença ultrapassa em aproximadamente 6 meses a média. Nesse caso, você deve procurar um odontopediatra  pra avaliar se há algum problema ocorrendo e ele saberá como intervir.

Vale ressaltar que existem casos em que o bebê nasce com dentes (dentes natais) ou  nascem dentes nos primeiros 30 dias de vida (dentes  neonatais) eles podem ser um ou dois  incisivos centrais inferiores e sua causa é desconhecida.  Esse dentes antes do tempo podem  machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento materno. Nesses casos a odontopediatra saberá como resolver. Pode ser necessário um polimento dos dentes ou até mesmo a extração desse dentinho caso esteja muito mole com perigo do bebê  aspirá-lo, mas NUNCA TENTE TIRAR ESSE DENTE DO SEU BEBÊ EM CASA, viu mamãe? Ah! E pode ficar despreocupada porque geralmente nesses casos, virá outro no lugar na época correta.

Normalmente os dentinhos de leite nascem na boca na seguinte ordem: incisivos centrais inferiores (aqueles dois de baixo, bem na frente), incisivos centrais superiores (os dois de cima), incisivos laterais superiores (os que nascem do lado) e quem surge depois são os primeiros molares, caninos e segundos molares.

Quando o seu bebê completa 3 anos, geralmente já está com toda a dentição de leite na boca

Fonte da imagem: WWW.alserdental.es

 

fonte da imagem: www.fabricadebebes.pt

< Voltar